Implantes Dentários

Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a mesma função da raiz do dente. Sobre o implante é fixada a prótese dentária para recuperar a mastigação e fornecer uma estética natural. Pacientes adultos de todas as idades podem colocar implantes, mesmo pessoas muito idosas.

O implante dentário é a melhor alternativa para a perda dos dentes, seja de um, dois, alguns ou de todos os dentes. Entre as principais vantagens em optar pelos implantes dentários, destacam-se:

  1. Estética superior
  2. Excelente função mastigatória
  3. Instalação sem a necessidade de desgastar dentes sadios próximos ao espaço sem dente
  4. Durabilidade significativa
  5. Ótima relação custo-benefício comparada com outros tipos de prótese dentária.

A cirurgia para colocação de implantes não dói e é feita com anestesia local, durando cerca de 45 minutos. Depois que os implantes são colocados espera-se que ocorra a osseointegração (total união do implante com o osso) num período entre 3 e 6 meses. A partir de então é colocada a prótese sobre implante de forma definitiva.

Em alguns casos, antes da colocação do implante pode ser necessária a realização de uma cirurgia prévia de ENXERTO ÓSSEO. Essa cirurgia pode ser necessária se o osso da sua maxila / mandíbula for muito fino ou baixo para manter o implante no lugar. Em um procedimento de enxerto ósseo, o cirurgião remove um pequeno fragmento ósseo da mandíbula ou usa um material ósseo sintético (o que é a maneira mais comum).

É possível que, se você só precisar de um enxerto pequeno, o procedimento possa ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia do implante, mas seu dentista decidirá o que fazer. Um enxerto ósseo adequado permite que os ossos maxilares se tornem preparados para suportar o implante dentário.

Caso você ainda tenha dente ou raiz dentária sem possibilidade de tratamento ela poderá ser extraída e colocado o implante num mesmo momento acelerando assim o processo de reabilitação oral.